terça-feira, 7 de março de 2017

O tecido da realeza



Salve galera!


Hoje o post será sobre veludo

Retirado de Isabella Fiorentino





Pinterest
O veludo foi criado na Índia em meados do século 13, era confeccionado em teares manuais onde as fibras de seda que eram utilizadas davam o surgimento de um tecido com o avesso liso e lado de fora com pelinhos bem juntos e curtos, que ao toque eram suaves e macios, conhecido por nós como veludo.

No século 14 começou a ser comercializado e considerado um símbolo da moda aristocrata, onde ao passar do tempo com a criação das roupas e acessórios de veludo, passou a vestir a mais alta realeza, tanto que lá pro século 15 o Rei Henry IV proibiu que pessoas que não fossem nobres usassem esse tipo de tecido.
Já no século 20, por volta da década de 70, a situação mudou e o veludo passou a ser popular, e não somente nos vestidos de festas ou roupas de gala, mas sim na confecção de calças, saias, blusas, vestidos, sapatos e acessórios para o dia-a-dia.




E em 2017 o veludo foi consagrado tendência para esse inverno!

Resultado de imagem para blusa veludo pinterest                 Resultado de imagem para vestido veludo



Resultado de imagem para blusa veludo pinterest           Resultado de imagem para casaco veludo pinterest



Imagem relacionada                            Resultado de imagem para velvet pants pinterest



Resultado de imagem para velvet boots pinterest                            Resultado de imagem para velvet bag pinterest



Resultado de imagem para velvet sunglasses rayban pinterestImagem relacionada
                               
                                                                           (Imagens acima retiradas do site Pinterest)


E ah, e você pensa que existe só um tipo de veludo está muito enganado, existem vários!
Segue aqui a lista dos nomes e qual a diferença de cada um deles:

Alemão: Também é conhecido como veludo liso, feito de fios de seda ou algodão, possui um brilho intenso e maleável. Esse tipo de veludo é bem liso e considerado o mais elegante, o qual remete à realeza, sem contar que é o mais caro dos veludos.

Cristal: Feito com fios de seda, o Cristal é um veludo bem liso, brilhante e maleável, mas é bem mais leve e mole do que o veludo Alemão; confeccionado muitas vezes para peças que necessitam de mais movimento como as saias e vestidos. 

Cotelê: Esse é feito de algodão ou de algum fio sintético, tal como o poliéster. O que o torna diferente é o formato mais canelado e estruturado, cortado de forma a ter riscas verticais finas ou grossas, normalmente utilizado para jaquetas, paletós, saias e calças.

Devorê: Muito utilizado em roupas de festas é um efeito aplicado no veludo que é feito através de um processo químico que corrói o tecido deixando-o com efeitos em alto relevo. No tecido corroído forma, em geral, desenhos de flores e arabescos.

Molhado
: É o veludo que parece mesmo que foi mergulhado diretamente na água, lembra o veludo Cristal, mas com formas irregulares na superfície, pois a fibra desse material é prensada em várias partes do tecido ocasionando essa aparência de aspecto molhado.


Retirado Rita Heroína


                             
E aí, vai aderir a tendência? Qual o seu veludo favorito?




Até mais! ❤

Nenhum comentário:

Postar um comentário