quarta-feira, 8 de março de 2017

Especial dia da mulher!


Hoje por ser dia "Dia Internacional da Mulher", vou contar uma história pra vocês, a história de Valentina Tereshkova.



Resultado de imagem para pinterest valentina tereshkova
                                                 (Pinterest )

Data: 6 de março de 1937

Local: Rússia, Maslennikovo, distrito de Yaroslavl.           
Nasce Valentina Vladimirovna Tereshkova    
                      
Nasceu em uma família onde seu pai era condutor de tratores agrícolas e sua mãe funcionária em uma fabrica têxtil. Valentina, versão ocidental para o nome Валентина Терешкова, aos 8 anos de idade surgiu uma oportunidade de estudo; em 1953 aos 18 anos começou a trabalhar numa fabrica têxtil e paralelamente os estudos continuaram por correspondência. Em 1958 se interessa pelo paraquedismo e realiza seu primeiro salto com 22 anos; A sua experiência como paraquedista foi fundamental, pois Vostok-6 era uma capsula onde não era necessário ser pilotada, mas sim, depois da reentrada na atmosfera ejetava seu tripulante.
Já no ano de 
1961 o diretor espacial Sergei Korolev, anunciou que estava estudando em enviar uma mulher para o espaço, Valentina logo se preparava para ser essa mulher. 









No ano de 1962 começaram as buscas para achar a nova cosmonauta, e após vários testes de isolamento, horas no sistema, voos em aviões a jato, aulas de engenharia espacial e mais de 120 saltos de paraquedas em um grupo restrito de apenas 4 mulheres: Valentina foi escolhida.


Resultado de imagem para valentina tereshkova testes
                                                                                (RTP)

Data 16 de junho de 1963
A ida

Aos 26 anos Valentina partia com a Vostok-6 e ali entrava na historia como a primeira mulher a ir ao espaço.



O voo espacial estava previsto para durar 24 horas, mas um problema foi descoberto por Valentina onde a cápsula estava 90 graus no sentido errado, ou seja, quando os motores fossem acionados ao invés de voltar para Terra, seria lançada numa órbita superior, sem possibilidade de regresso e tudo isso poderia ter sido evitado na hora se no centro de controle acreditassem em Valentina. No dia seguinte após investigações foi realmente descoberto que ela dizia a verdade e o problema foi resolvido.
A missão que no caso era para durar 24 horas, acabou levando 71 horas, quase 3 dias no espaço. Na descida para voltar à Terra, sua nave perdeu comunicação via rádio, e esteve próxima de cair em um lago, a cosmonauta relata que temeu por sua vida, afinal se caísse em um lago não teria forças para nadar ate a borda e provavelmente morreria afogada, mas foi salva por uma rajada de vento que mudou a trajetória do paraquedas fazendo a aterrizar em terra firme.


Ao retornar no dia 19 de junho ela relatou que sentiu bastante desconforto psicológico e também náuseas e vômitos. 
Foi a única mulher na história que viajou ao espaço sem a companhia de outros cosmonautas.


"A maior mulher do Século XX"

Resultado de imagem para valentina tereshkova pinterest
                                                                             (Pinterest)

Valentina recebeu diversos prêmios e condecorações, como o batizado de uma cratera na Lua e de um asteróide.


Resultado de imagem para valentina tereshkova testes
                             (Wiki)


E recebeu também o grande título de "A maior mulher do Seculo XX", com seu nome
na Calçada da Fama dos Cosmonautas, sem contar que seu nome serviu de inspiração em escolas, ruas, museu, filmes, músicas, moedas e até selos comemorativos.


Qu
ando a URSS foi dissolvida entre os anos de 1966 e 1991, Valentina Tereshkova teve destaque na vida publica soviética tornando-se presidente do comitê de mulheres soviéticas e membro do Soviete Supremo.





Marte, um sonho distante.

Em 2013 Valentina diz que ainda sonha com essa viagem e declarou sua vontade de retornar ao espaço, mas dessa vez deseja ir para o planeta Marte: "É meu planeta favorito. O mais provável é que os primeiros voos a Marte sejam só de ida, essa é minha opinião. Eu estou disposta, mas infelizmente isto não acontecerá tão cedo."

                       
                                                                                                               (G1)

Hoje eu quero dizer FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER para todas nós! O que você idealiza, o que você quer concretizar vai em frente e faça, não desista dos seus sonhos, não desista das suas vontades! Valentina não desistiu e hoje eu a escolhi para representar esse dia.

Até mais! ❤




Nenhum comentário:

Postar um comentário